A Black Friday, que antes era uma cópia de uma ação de varejo americana, caiu no gosto dos brasileiros. E, justamente por isso, ela teve que, digamos assim, se aclimatar, ganhar um pouco do nosso ziriguidum-teleco-teco, ter a alegria ser a festa do varejo que os brasileiros tanto amam.
E como dizem por aí, se o nosso carnaval dura o ano todo, por que nossa Black Friday duraria apenas uma sexta-feira de novembro? Ainda mais sendo tão vantajosa.
E todo esse entusiasmo dos nossos consumidores já tornam a Black Friday brasileira em um evento único no varejo. Já é muito comum vermos marcas divulgando o Black November (um mês inteiro de esquenta Black Friday) uma maneira brasileira de esquentar as vendas do varejo e criar uma boa expectativa nos clientes, algo do tipo: “Se no Esquenta Black Friday foi assim imagina na Black de verdade?” E os clientes não estão errados em pensar isso, as marcas estão sempre batalhando e investindo pesado em descontos e vantagens exclusivas.
A boa notícia é que essa estratégia da Black Friday por mais que tenha nascido para o e-commerce, ela não se limita apenas a ele, acaba reverberando nas lojas físicas, afinal vivemos a fase do OminiChannel. Então é possível (e esse é o plano) ser impactado com ofertas de Black Friday em todos os canais de venda.
Agora vamos de dados: cerca de 50% dos consumidores têm intensão de comprar na Black Friday. E com números como esses, é hora das marcas agirem e rápido. A razão por trás disso é que a Black Friday não é só a sexta. Segundo pesquisa feita após a Black Friday de 2021, a quinta-feira representou 25% de tudo que foi vendido na temporada. Mais do que isso, alguns descontos já haviam começado nos primeiros dias de Novembro, o que representou um aumento significativo de faturamento, junto com a semana antecedente à data (“Esquenta Black Friday”).
O e-commerce continua se destacando como principal canal de compras dos consumidores. Ou seja, além de uma boa preparação para as vendas, como a antecipação, é fundamental ter uma boa estratégia de vendas. No ano passado, 10% dos consumidores deixaram de comprar alguma coisa por conta de uma experiência ruim de compra (bugs no site, filas intermináveis nas lojas físicas, etc.). Isso significa que a jornada do seu cliente precisa ser perfeita para agradá-lo e fidelizá-lo até para além da Black Friday.
E para isso você precisa de um parceiro como a Fanática para criar, planejar e implementar toda a sua estratégia de Black Friday. Nossa experiência no varejo é abrangente e contamos com profissionais dedicados e especialistas em criar estratégias vencedoras.
Vem para a Fanática e entenda que nossa paixão por ideias e resultados não é só nosso slogan, mas sim nosso jeito de agir e de existir.
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